A embolização para o tratamento de miomas uterinos é um procedimento na qual um cateter longo é introduzido através de uma artéria da virilha, que chega até o útero.
Para o cateter chegar até o útero, são realizadas algumas manobras com o cateter, guiadas por uma máquina que emite raios-x (fluoroscopia) e contraste iodado.
Quando o cateter estiver bem-posicionado no interior da artéria uterina, são introduzidas substâncias (êmbolos) que entopem a artéria uterina e seus ramos, causando um infarto nos miomas e em algumas porções do miométrio.
É indicado para mulheres com miomas que apresentam sintomas de sangramento aumentado e pacientes que não desejam realizar miomectomia ou histerectomia. Além de mulheres com contraindicações para a realização de cirurgia, por problemas graves de saúde.
Contraindicações
Miomas que podem ser retirados por histeroscopia;
Miomas que determinam sintomas compressivos significativos;
Nódulos suspeitos para sarcoma;
Miomas localizados no colo uterino, pois recebem vascularização diferente da artéria uterina;
Miomas subserosos pediculados, pelo risco de necrose do mioma e desprendimento do nódulo na cavidade abdominal;
Mulheres alérgicas ao contraste iodado.
#centrodemiomas#miomas#ginecologistaespecializadoemmiomas#cirurgiarobotica#cirurgiaminimamenteinvasiva#cirurgialaparoscópica#ginecologista#Endometriose#Adenomiose#Blogdaendometriose#endometriose#drrogeriofelizi#ginecologistaespecialistaemendometriose#ginecologista#cirurgia#robotica#ginecologia#mioma#Miomectomia#miomasubmucoso#miomaintramural#miomasuterinos#miomasubseroso#Laparoscopia#TratamentodoCancer#cancerdecolodeutero#cirurgiaminimamenteinvasiva#cirurgiarobotica#infertilidade#infertilidadefeminina#cirurgiarobotica#cirurgiaGinecologica
Comments